top of page
  • Foto do escritorRodrigo Trindade

Dicas preciosas para uma boa redação

Atualizado: 29 de jan.

Sinta-se mais seguro na hora de redigir um texto acadêmico


Com este pequeno guia, você nunca mais se sentirá inseguro na hora de desenvolver uma redação. Vale ressaltar que uma redação acadêmica deve ser formal. Vai fazer concurso público? Prova do Enem? Confira algumas dicas:


I) Quanto aos conceitos básicos para redigir:


1) Tema: assunto a ser pautado na redação, como por exemplo, fome, economia, preconceito, educação, violência doméstica, entre outros.


2) Tese: argumentos usados pelo autor para defender o tema proposto. Neste momento, o redator levanta ideias novas para defender o tema e, ainda, estabelece, com parcimônia, seu ponto de vista acerca do assunto.


3) Ideias: são os conceitos usados pelo autor para discutir o tema. As ideias são, dentro do argumento, dados e conceitos a serem usados para reforçar a redação e demonstrar que o redator tem, na prática, algum conhecimento acerca do assunto pautado.


4) Vocabulário adequado: não é aceito uso de palavras coloquiais. É hora de seguir a norma culta e mostrar conhecimento de gramática e sintaxe.


5) Coesão e coerência: texto coeso e coerente é regra para quaisquer tipos de redação, seja com viés noticioso ou não. Nas redações acadêmicas, porém, são itens indispensáveis e quaisquer deslizes podem gerar, por exemplo, eliminação de um concurso (como no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem), e reprovação escolar (no âmbito da sala de aula). Entende-se por coesão a interligação perfeita entre as ideias dos parágrafos; por coerência, podemos afirmar que seu conceito estabelece o nexo, a dissertação dentro do assunto estabelecido, sem a fuga para outros elementos que não pertencem àquela temática.


6) Estrutura e estética: itens igualmente importantes dentro de uma redação acadêmica. A estrutura conceitua o equilíbrio dentro dos parágrafos, por exemplo, que devem estar simetricamente interligados. A estética, por sua vez, engloba a aparência textual (incluindo a boa caligrafia), e, ainda, as palavras a serem usadas, de forma correta, de acordo com o contexto.


II) Quanto à estrutura básica de uma redação acadêmica:


1) Título: item importante dentro de uma redação. Estabelecido o assunto a ser dissertado, o redator deverá criar um título adequado, antecedendo o primeiro parágrafo de seu texto. Linha 1, centralizado.


2) Introdução: é no primeiro parágrafo da redação que o autor inicia sua discussão. Ele apresenta seu ponto de vista acerca do assunto pautado. Aqui, contextualiza-se o tema, podendo usar repertórios adequados.


3) Desenvolvimento: a partir deste momento, o autor começa a defender suas ideias, uma a uma. Isto acontece a partir do segundo parágrafo da redação, conforme a seguir: 2ª parágrafo – defesa da primeira ideia; 3º parágrafo – defesa da segunda ideia.


4) Conclusão: este é o momento em que o autor retoma a defesa de sua tese, relembra a proposta do tema e faz suas considerações finais, a título de conclusão.


TRINDADE, R. Linguagem midiática: o que difere a narrativa jornalística de outras dissertações? Faculdade de Formação de Professores, Letras, Universidade Anhanguera. Rio de Janeiro, p. 25-28. 2015.


* Rodrigo Trindade é formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Também licenciado em Letras - Português, Inglês e Respectivas Literaturas. Atua como repórter, como assessor de comunicação organizacional e também como professor e consultor de língua portuguesa. Saiba mais: www.jornalistarodrigotrindade.com.br


Imagem: Canva. Arte: Portal WTB News
Imagem: Canva. Arte: Portal WTB News

bottom of page