Este é o sexto espetáculo desenvolvido pelo "BR SA Coletivo de Artistas"
*Texto enviado pela assessoria de comunicação social do espetáculo.
Depois de se apresentar nos Estados Unidos, no Chile e em cinco estados brasileiros, o espetáculo "{Entre} Cravos & Lírios" faz sua estreia no Rio de Janeiro dia 7 de fevereiro, às 19h, no Teatro Carlos Gomes. Dirigida por Lidiane Araújo, a peça propõe a mistura da linguagem de teatro com palhaçaria e é livremente inspirada nas obras "Meu primeiro amor", de Samuel Beckett, "O Capote", de Nicolai V. Gogol e na frase "Ser ou não ser, eis a questão", de Shakespeare, assumindo outra perspectiva: "Ser ou ter, eis a questão”.
Em cartaz desde 2014 com Ana Vaz e Denis Camargo no elenco, este é o sexto espetáculo desenvolvido pelo "BR SA Coletivo de Artistas", grupo híbrido de profissionais das artes de Brasília.
SOBRE A PEÇA
A peça traz à cena uma dupla de vagabundos excêntricos que vivem à margem da sociedade. Um deles faz do cemitério seu lar, movido pelo desejo de nunca estar longe do túmulo de sua amada. O outro é um andarilho que faz do lixo sua companhia mais preciosa. O encontro inusitado entre essas figuras solitárias promove fragmentos tragicamente cômicos que retratam com simplicidade vários aspectos da miséria e da poética humana, em sua nobre capacidade de viver e conviver, apesar de tudo.
"Buscamos fazer com que o espectador leve para casa a percepção que o bem estar em sociedade depende muito mais de valores como solidariedade, empatia e otimismo do que do acúmulo de bens, do consumismo e do individualismo tão incentivados no mundo atual. Essa tomada de consciência por parte do público ocorre porque o espetáculo faz rir com ironia e, portanto, a gargalhada às vezes dá lugar ao sorriso de canto de boca, dividido entre a diversão e a reflexão", comenta a diretora Lidiane, que também assina a dramaturgia.
A construção do espetáculo foi realizada em um processo colaborativo, através de improvisações dos atores. Além das provocações da direção, a realização contou com uma especial assessoria de comicidade de Ana Flávia Garcia, trazendo um humor de caráter universal à obra, que tem sido bem recepcionada por públicos diversos.
"Trabalhamos com um hibridismo entre a linguagem teatral e a da palhaçaria. Ambas coexistem no palco continuamente, sem priorizarmos nenhuma das duas, com espaço para o jogo, para a repetição e também para o improviso – que na palhaçaria é um compromisso", destaca o ator Denis Camargo, que é pesquisador na área da palhaçaria e doutor em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília.
Manter o frescor na troca com a plateia e preservar sua estrutura fundamental, a cada apresentação mais amadurecida, é a síntese desses cinco anos em cartaz. Desde então, o trabalho recebeu indicações para prêmios nas categorias Espetáculo, Diretor, Dramaturgia, Ator e Cenografia, e levou os de Melhor Atriz (Ana Vaz) e Melhor Figurino (Andrea Patzsch) no Prêmio Sesc do Teatro Candango (DF).
SOBRE O 'BR SA COLETIVO DE ARTISTAS':
O BR SA Coletivo de Artistas é um grupo híbrido de profissionais que possuem formação acadêmica em diversas áreas artísticas, o que permite ao grupo poder contar com uma diversidade de profissionais envolvidos para valorizar o ato criativo. {Entre} Cravos & Lírios (2014) é o sexto espetáculo desenvolvido pela BR SA, que trabalha desde setembro de 2009 através do processo colaborativo. Suas investigações cênicas reiteram a sustentabilidade do coletivo na produção teatral.
SERVIÇO:
“{ENTRE} CRAVOS E LÍRIOS”
Temporada: 7 a 10 de fevereiro de 2019
Horários: Quinta a Sábado – 19h / Domingo – 18h
Teatro Carlos Gomes – Praça Tiradentes, s/nº – Centro
Telefones: (21) 2215-0556 / 2224-3602
Ingressos: R$ 20 (inteira)
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
FICHA TÉCNICA:
Direção e dramaturgia: Lidiane Araújo
Concepção e atuação: Ana Vaz e Denis Camargo
Assessoria de comicidade: Ana Flávia Garcia
Direção Musical: Marco Michelângelo
Cenografia: Roustang Carrilho
Concepção e confecção de figurinos: Andrea Patzsch - Espaço Moulage
Concepção e desenho de luz: Diego Borges
Adaptação e operação de luz: Lupe Leal
Programação visual: Jorge Verlindo (Verlindo Inteligência emcomunicação)
Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Assessoria (Gisele Machado e Bruno Morais)
Produção (RJ): Aline Mohamad
Direção de Produção: KamalaRamers eLupe Leal
Produção Executiva: Pedro Caroca
Realização: BR SA Coletivo de Artistas
Comments