top of page
  • Foto do escritorRodrigo Trindade

Crônica: Mudar é possível! É questão de saúde!

Atualizado: 1 de fev


*Imagens de acervo pessoal.


Pessoas nascem com seus códigos genéticos. É uma questão fisiológica e ninguém decide se vai ser ou ter tendências ao biotipo magro, mediano ou gordo. Há, porém, algumas armas tais quais podemos usar para "enganar" nossa genética, seja para quaisquer um dos três tipos.


Aprendi tudo isso com um famoso "youtuber", que mudou minha vida: de forma bastante didática e profissional, o moço, que é professor e tem vários títulos e reconhecimento dentro da área de estética corporal, dedica parte de seu tempo para gravar vídeos e explicar esses e outros fatores relacionados ao corpo e à saúde, inclusive sobre alimentação adequada para cada biotipo.


[Pausa para reflexão: Somos livres para decidir o que queremos ser, correto? Isso envolve todos os segmentos e não será diferente com o corpo que você deseja ter. Portanto, resolvi tentar. Vai que...]

Nesta empreitada por uma vida nova, fui pesquisar. Meu faro jornalístico apurado filtrou o que é fato e o que é irreal. É o momento em que endocrinologistas e nutricionistas são fundamentais. Não foi meu caso, fui por precaução, mas vale alertar que para quem tem doenças preexistentes, é mandatório procurá-los! Há muitos profissionais no mercado aliados ao nosso bem-estar, sem conluio com ninguém.


Dentre os vários alertas sobre alimentação, um me chocou bastante: perceber que alguns segmentos da indústria alimentícia pouco se importam para a minha e tua saúde. Isso inclui poder público omisso e parte da mídia publicitária mentirosa e gananciosa. Alguém crê, de verdade, que esses apresentadores de tevê comem as salsichas, mortadelas e outros embutidos venenosos que tentam nos empalar goela abaixo? E que dividem tais alimentos com seus filhos amados?


Tal discussão nos leva a vários degraus desta longa escadaria, que envolve estética, beleza, modismo, mas o principal e que muitos esquecem: a saúde. Eu, particularmente, resolvi mudar não apenas por estética. É fato que quanto mais informações temos, mais adequamos nossa vida a hábitos saudáveis e menos destrutivos.


Pretendo alcançar a longevidade de Dercy Gonçalves. A quem neste modelo de governo capitalista-corporativista interessaria, por exemplo, que brasileiros achassem a fórmula perfeita para chegar ou até passar dos 100 anos? INSS, cartão corporativo de político gastão, tudo isso iria à falência.


Meus resultados foram práticos, porém, mantê-los é uma batalha diária

Quem acha que deixei de comer, por definitivo, minhas delícias mais alucinógenas, tais quais pão com mortadela, pizza de frango com requeijão, meu recheado Negresco, rosquinhas Mabel e outras coisinhas mais, enganou-se. Fato é que consegui planejar uma alimentação saudável e balanceada que envolve bastante disciplina durante a semana, com uma folga-guloseima aos sábados e domingos.


É importante salientar, porém, que não incluí nessa folga a ingestão direta ou uso de leite, açúcar, óleo de soja, embutidos e outras drogas terríveis (informe-se sobre eles).


De 2019 até este exato momento, foram 33 Kg a menos (de 106 a 73). Não pretendo achá-los jamais. Quando você percebe um resultado prático e que impacta em todas as áreas de sua vida, sobretudo para nós, homens, resta-nos a vontade ainda maior de prosseguir.


Outra ressalva: atividade física é importante. Comecei com caminhadas, gradativamente comecei a correr. Posteriormente, voltei a fazer musculação e mantive minha alimentação balanceada. Portanto, por estética ou por saúde (ou pelos dois), nos cuidemos mais.


Aprendi que ninguém lutará por nós. Percebi, em experiências individuais, que há três únicos amores sublimes: O de Deus por nós, o de nossa mãe (pãe, avó-mãe, tio-pai, etc.) e o nosso por nós mesmos. É só começar.


*Rodrigo Trindade, jornalista e professor.


LEIA MAIS:



bottom of page