top of page
  • Foto do escritorRodrigo Trindade

Carnaval: Conheça a australiana que aprendeu a falar português por amor ao Rio e ao samba

Atualizado: 6 de mar. de 2019

Mishel Finlayson desfilará na Império Serrano a convite da rainha Quitéria Chagas.

*Texto enviado pela assessoria de comunicação social da sambista.

Mishel Finlayson, musa australiana. Foto: Justin Scott Parr/Acervo Pessoal/Divulgação Assessoria
Mishel Finlayson, musa australiana. Foto: Justin Scott Parr/Acervo Pessoal/Divulgação Assessoria

Para o Carnaval 2019, a Império Serrano, escola que desfila pelo Grupo Especial do Rio de Janeiro, contará com um reforço que veio de longe. A convite da rainha de bateria Quitéria Chagas, a australiana Mishel Finlayson chega à tradicional agremiação de Madureira inaugurando uma posição inédita: a de primeira musa australiana num desfile do Grupo Especial. De quebra, Mishel será também Musa do Bloco Amigos da Barra, que desfila pelas ruas do bairro no dia 17 de fevereiro, e ainda Musa da Unidos de Sydney, no primeiro desfile de Carnaval da Austrália, que acontece em Março.

"Desfilar no chão ao lado da bateria na Sapucaí é um desafio e a realização de um grande sonho"

"Tirei um tempo para ir a Milão só para conhecer Quitéria. Fiz aula particular com ela para pegar dicas para a Avenida, e então ela sugeriu que eu desfilasse como Musa do Império, e me colocou em contato com a presidente da agremiação (Vera Lúcia). Desfilar no chão ao lado da bateria na Sapucaí é um desafio e a realização de um grande sonho! Estou honrada em fazer parte de uma comunidade tão rica e histórica", comemora a australiana de 38 anos.


Natural de Brisbane, terceira maior cidade do país e capital do estado de Queensland, Mishel esteve pela primeira vez no Rio de Janeiro em 2003, quando morou na cidade durante seis meses. Encantada, retornou diversas vezes desde então, dedicando-se a aprender dança de salão, lambaeróbica, samba no pé e estudar a língua portuguesa, que hoje fala com facilidade.

"Eu precisava aprender português. Ouço músicas brasileiras todos os dias para melhorar minha pronúncia"

"Eu precisava aprender português. Ouço músicas brasileiras todos os dias para melhorar minha pronúncia", conta a musa. Apaixonada pela folia, em 2008 Mishel lançou o portal Sambaliscious e iniciou em 2012 aulas de samba em sua terra natal. Em 2016, ela se profissionalizou ainda mais, lançando a primeira edição do Concurso de Rainha da Australasia, que acontece anualmente com participantes da Austrália, Nova Zelândia e Ásia. No Rio de Janeiro, lançou em 2017 o 1º Congresso Mundial de Samba, recebendo mais de 100 estrangeiras na Cidade do Samba (no Rio) que fizeram aulas com as rainhas do Carnaval e participaram do primeiro concurso de Rainha Internacional.


Workshops de samba, festas com música ao vivo e palestras sobre a história da música, dança e cultura brasileira estão entre as atividades de Mishel na Austrália, o que a fez ser convidada a levar seus workshops a países como Vietnã, Singapura, China e EUA – onde tornou-se jurada no concurso da Rainha dos EUA. Na Europa, criou um método para estrangeiras darem aulas de samba e formou professoras com sua didática na Inglaterra, Bélgica, Suíça, Suécia, Dinamarca e Holanda.


Se sambar na Apoteose é um desafio anual, ela tem outros diários para se preparar para este momento. "Também sou professora de ioga. Me alongo muito, malho e sambo de salto alto todos os dias! Ainda coloco caneleira para dar mais peso e me ajudar a levantar o pé. O mais importante para mim é ouvir e sentir a música da bateria. Nessa hora não me preocupo com mais nada", celebra a musa, a espera do Carnaval 2019.

Mishel Finlayson, musa australiana. Foto: Justin Scott Parr/Acervo Pessoal/Divulgação Assessoria
Mishel Finlayson, musa australiana. Foto: Justin Scott Parr/Acervo Pessoal/Divulgação Assessoria

Leia mais sobre os desfiles de 2019! Reveja fotos, textos e análises de nossa equipe:

---

---

A TV Globo disponibiliza os desfiles na íntegra e de graça, na plataforma GloboPlay:
bottom of page